cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoJamais partimos de onde almejamos

Jamais partimos de onde almejamos

José Luís Nunes Martins Para que serve um mapa que indica o local de um tesouro, se não sabemos onde
Nenhuma ocupação desmerece quem a realiza.

José Luís Nunes Martins

Para que serve um mapa que indica o local de um tesouro, se não sabemos onde estamos situados? Ninguém decide seu ponto de partida. É fundamental conhecer e aceitar a localização exata em que nos encontramos na nossa jornada.

Qualquer trajetória começa exatamente do lugar que ocupamos no momento em que optamos por seguir em frente. O primeiro passo, que é o mais desafiador, é transformar a decisão em atitude.

No entanto, ninguém pode partir de um lugar onde não está. Há aqueles que não aceitam suas condições de vida e buscam encobrir a realidade, apresentando uma ilusão mais ou menos elaborada.

É raro estarmos onde realmente desejaríamos estar. Há quem se sinta desolado ao perceber, após muitas aspirações, que a realidade possui escassez do que almejava. Porém, outros conseguem viver de olhos abertos e descobrir encantos até nos cenários mais áridos e sombrios.

As adversidades atingem a todos. Alguns conseguem enxergar além do presente e acreditam na bondade que está presente antes e depois de todos os desafios.

Somos tanto do lugar que habitamos quanto das nossas origens. Contudo, mais do que qualquer um desses aspectos, somos do destino que almejamos alcançar. Porque a existência é um caminho, uma jornada — para alguns, uma tragédia — mas o desfecho… bem, o desfecho será o que cada um de nós lutar para conquistar.

O céu representa o final que não tem limites, a realidade da qual esta vida faz parte, e que muitos escolhem como seu elevado objetivo.

Esta nossa existência é somente uma fração do percurso onde, livres, podemos decidir o destino que aspiramos e a direção que escolhemos para alcançá-lo.

Quantas vezes nos sentimos distantes e perdidos? Seria maravilhoso que, mesmo nesse estado, soubéssemos e sentíssemos que estamos a caminho. A caminho da nossa própria jornada. A caminho do nosso destino.

(Os artigos de opinião publicados nas seções ‘Opinião’ e ‘Rubricas’ do portal da Agência Ecclesia são de responsabilidade dos autores e refletem exclusivamente suas perspectivas.)

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.