cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoJovens Inspirados Após Reunião com Leão XIV – Organismo Internacional de Consulta

Jovens Inspirados Após Reunião com Leão XIV – Organismo Internacional de Consulta

Rodrigo Figueiredo, um jovem português, faz parte de um conselho consultivo, ao lado de mais 19 jovens, nomeados para o
Jovens Inspirados Após Reunião com Leão XIV – Organismo Internacional de Consulta

Rodrigo Figueiredo, um jovem português, faz parte de um conselho consultivo, ao lado de mais 19 jovens, nomeados para o período de 2024-2027

Foto: Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida

Lisboa, 05 de novembro de 2025 (Ecclesia) – Rodrigo Figueiredo, integrante do Organismo Internacional de Consulta dos Jovens no Vaticano, participou de uma reunião presencial que culminou em um encontro com o Papa Leão XIV, que se mostrou familiarizado com suas histórias e os incentiva de forma entusiasmada.

“Foi uma experiência muito gratificante, um encontro simples, similar aos de Papa Francisco. É interessante que este grupo tenha passado pelos dois Papas, e agora este Papa nos reconhece, sabe quem somos, entende nossa missão e nos motiva: ‘Vamos lá, contamos com vocês’”, relatou Rodrigo Figueiredo para a Agência ECCLESIA, ao retornar a Portugal.

O jovem, que representa o Patriarcado de Lisboa, destacou que a receptividade do Papa Leão XIV é “extremamente encorajadora” para o grupo de jovens provenientes de 20 países em todos os continentes, o que os faz sentir “motivados a trabalhar mais”. O Papa enfatizou a importância da “sinodalidade e da comunhão” em sua fala.

O Organismo Internacional de Consulta dos Jovens do Vaticano – International Youth Advisory Body (IYAB) –, vinculado ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida da Santa Sé, se encontrou entre os dias 28 e 31 de outubro; esse segundo encontro presencial terminou com uma audiência com o Papa Leão XIV no Palácio Apostólico.

Rodrigo também ressaltou a “sensibilidade” de Leão XIV em relação aos “jovens que estão à margem”, pedindo aos membros do IYAB, que trazem diversas vozes da juventude ao Vaticano, que “não se esqueçam das vozes que frequentemente são deixadas para trás”, e alertou sobre os jovens que “conhecem a Igreja Católica apenas online” e, assim, acabam não se sentindo parte dela.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida destacou que “participação, sinodalidade e missão” foram os temas centrais deste segundo encontro presencial do IYAB, nomeado em 2024.

“Foi uma experiência muito produtiva. Notou-se um grande progresso em relação ao primeiro encontro, não apenas pela maior interação entre nós, mas também pela clareza em nossa missão; o próprio dicastério organizou melhor a reunião, mesclando momentos de trabalho, oração e descanso, o que também facilitou um melhor encontro”, explicou o participante português.

Os 20 jovens do IYAB, que colaboram diretamente com a Seção da Juventude do organismo da Santa Sé, discutiram diversos temas, como a preparação para a JMJ Seul 2027, “a evangelização juvenil no contexto familiar” e as conexões entre a pastoral juvenil e a pastoral familiar, além da relevância da “‘Christus Vivit’ nos contextos sociais contemporâneos”.

“Quero destacar especialmente a conversa sobre a Pastoral da Família. Eu faço parte da equipe do Serviço da Juventude de Lisboa há algum tempo e percebo que costuma haver pouca colaboração entre as famílias e os jovens nas duas pastorais. Sinto, aqui em Lisboa, essa falta de partilha e de colaboração, que considero um alerta importante”, comentou sobre uma colaboração que é “esporádica, um discurso, uma vivência”.

Em relação ao encontro internacional da Jornada Mundial da Juventude que ocorrerá em Seul, capital da Coreia do Sul, de 3 a 8 de agosto, Rodrigo afirmou que todos já estavam “prontos”, mas se sentem ainda mais motivados devido ao trabalho realizado em torno do tema e à oração, destacando que “é sempre vibrante” quando a jovem coreana participa, pois Jiun Anastasia compartilha informações e recordações, como “pins”.

Durante os quatro dias de encontro, os jovens também visitaram o ‘Borgo Laudato Si’, na residência papal de Castel Gandolfo, nos arredores de Roma, tiveram reuniões no Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral (Santa Sé) e fizeram uma peregrinação pelo Caminho da Conciliação, passando pela Porta Santa da Basílica de São Pedro, onde todos carregaram a cruz do Jubileu da Esperança, do Ano Santo 2025, junto à equipe do Escritório da Juventude e os secretários do dicastério.

“Acredito que foi um momento único para todos. Aconteceu no penúltimo dia e foi a sensação de vivermos o jubileu juntos; essa peregrinação a Roma foi não apenas trabalho, mas também a oportunidade de participar neste jubileu; sinto que rezar juntos nos ajuda a trabalhar de forma mais cooperativa”, descreveu o entrevistado.

“É muito bonito perceber que esta semana foi de pura alegria entre nós. Vivemos isso, esse sentimento de alegria por estarmos juntos, refletindo, rezando e agindo, ou seja, sendo jovens, alegres, com sorrisos e com muito amor pela Igreja; isso só pode crescer, assim como nos ensina o Papa. Acredito que foi isso que vivemos.”

Rodrigo Figueiredo também compartilhou que “cada um teve seu momento com o Papa” na audiência, onde cada participante teve a oportunidade de cumprimentar pessoalmente Leão XIV. O jovem português entregou uma “pagela da Santa Jacinta, com um pedacinho do véu que ela usou ao ver a Nossa Senhora, uma relíquia muito antiga”.

Além deste encontro anual, o Organismo Internacional de Consulta dos Jovens do Vaticano se reúne “todo mês” por meio de plataformas digitais.

A equipe deste órgão consultivo, nomeada para o período de 2024-2027, é composta por 20 jovens de 20 países dos cinco continentes, além de Portugal: Austrália, Brasil, Canadá, Colômbia, Coreia do Sul, Cuba, Dinamarca, Estados Unidos da América, Filipinas, França, Guiné-Conacri, Índia, Indonésia, Líbano, México, Nigéria, Peru, Uganda e Zimbábue.

CB/OC

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.