
Evento que atrai dezenas de milhares de participantes contará com programação nos dias 20 e 21 de setembro, na Cova da Iria, celebrando um Jubileu
Lisboa, 16 de setembro de 2025 – O vice-presidente da Associação Bênção dos Capacetes (ABC) declarou à Agência ECCLESIA que o encontro de motociclistas em Fátima, agendado para sábado e domingo, possui uma “identidade única”, diferenciando-se das “concentrações” realizadas em outras regiões do país.
“Embora haja muitas solicitações, nunca mudamos a essência deste evento. Ou seja, não há nada semelhante a qualquer concentração: não vendemos bebidas, alimentos, absolutamente nada”, afirmou Paulo Balau.
Milhares de motociclistas, vindos de diversas partes do país e do estrangeiro, viajarão para Fátima nos dias 20 e 21 de setembro para participar da Peregrinação da Bênção dos Capacetes, presidida por D. Rui Valério, patriarca de Lisboa.
O Santuário de Fátima informou, em comunicado, que esta edição da peregrinação marca o 10º aniversário e “assume caráter jubilar por coincidir com o Ano Santo”.
A programação inicia no sábado, com o colóquio “A Segurança Rodoviária à Luz da Fé”, às 14h30, no Centro Pastoral de Paulo VI; no domingo, às 11h00, haverá a Missa no Recinto de Oração, com a bênção dos capacetes.
De acordo com o Santuário, a celebração de 2024 contou com aproximadamente 180 mil motociclistas.
“Esta é uma celebração extremamente significativa e festiva no Santuário de Fátima, que atrai um grande número de motociclistas de todas as partes de Portugal e até de outros países. Por isso, convido todos a participar nesta décima edição da bênção dos capacetes”, disse o padre Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário, em um vídeo gravado.
Paulo Balau destaca que a motivação central dos motociclistas é a “busca por proteção superior”.
“Não queremos transformar a peregrinação em Fátima em mais uma oportunidade de entretenimento. Esse não é o espírito. E, pelos números, acreditamos que nossa abordagem está correta”, ressalta o vice-presidente da ABC, que observa na atitude solidária dos motociclistas uma expressão do espírito cristão de “ajuda ao próximo”.
Ele também menciona a “visibilidade” dessa iniciativa, que é realizada em rede durante o ano, com a colaboração de diversos Moto Clubes.
Paulo Balau expressa gratidão pela confiança do Santuário e pelo “esforço de todos os motociclistas que aguardam ansiosamente o terceiro fim de semana de setembro para se dirigir a Fátima”.
“Alguns vão por crença, outros sem crença, e outros ainda para homenagear colegas que já partiram. Por vários motivos, o essencial é compartilhar o mesmo espírito, que é o espírito de motard”, acrescenta.
A peregrinação inclui um componente de “sensibilização rodoviária” e atividades solidárias, como a primeira coleta de doações de sangue e uma campanha para apoiar um piloto de motocross em sua recuperação após um acidente.
OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados