cropped-radiocMadeira-logo-removebg-preview
HomeReligiãoNovas Perspectivas de Tempo, Espaço e Indivíduo Influenciam Maneiras de Auxiliar os Necessitados

Novas Perspectivas de Tempo, Espaço e Indivíduo Influenciam Maneiras de Auxiliar os Necessitados

A família Vicentina uniu os seus sete ramos em uma peregrinação a Fátima para explorar como vivenciar a espiritualidade de
Novas Perspectivas de Tempo, Espaço e Indivíduo Influenciam Maneiras de Auxiliar os Necessitados

A família Vicentina uniu os seus sete ramos em uma peregrinação a Fátima para explorar como vivenciar a espiritualidade de São Vicente de Paulo na contemporaneidade.

Foto Família Vicentina

Fátima, 06 de outubro de 2025 (Ecclesia) – O provincial da Congregação da Missão em Portugal destacou que o envolvimento de jovens e famílias evidencia a “revitalização” da espiritualidade vicentina, que deve considerar as “novas concepções” de tempo, espaço e identidade pessoal.

“Tempo, espaço, pessoa… Essas são novas concepções que exigem saber como responder para poder caminhar juntos. Sem essa habilidade, podemos estar desperdiçando tempo e esforço, respondendo a questões que já não são mais relevantes”, comentou o padre Pedro Guimarães à Agência ECCLESIA.

O provincial dos Vicentinos participou da Peregrinação a Fátima da Família Vicentina, que trouxe juntos os sete ramos, todos dedicados a renovar o carisma de São Vicente de Paulo: Padres da Missão (Vicentinos), Filhas da Caridade, Associação Medalha Milagrosa, Juventude Mariana Vicentina, Sociedade de São Vicente de Paulo, Associação Internacional da Caridade e Colaboradores da Missão Vicentina.

Para o padre Pedro Guimarães, há “sinais pequenos”, mas “cada vez mais pronunciados”, sendo observáveis no contexto da Família Vicentina, que expressam uma “inquietude natural” pelo empenho em ajudar os necessitados e demonstram uma “revitalização” do carisma vicentino e “novas respostas às necessidades emergentes que estão surgindo em Portugal e na Igreja”.

“Eu percebo que há, de forma instintiva, uma predisposição entre os jovens para se envolver e para estar ao nosso lado. Isso se manifesta de maneira muito concreta no crescente compromisso da juventude”, declarou, referindo-se não apenas à Juventude Mariana Vicentina, mas também aos jovens que participam das Conferências de São Vicente de Paulo.

O padre Pedro Guimarães também elogiou o compromisso das famílias que, após atingirem uma estabilidade profissional, “percebem a necessidade de cuidar do próximo e dar propósito à sua dimensão de fé”.

O provincial da Congregação da Missão recordou que o vicentino é “chamado a acolher, viver, renovar e, acima de tudo, testemunhar” a “atenção aos pobres” na atualidade, oferecendo respostas atualizadas “às exigências do presente”.

Ao comentar sobre as missões populares, que caracterizam a ação dos padres vicentinos, o padre Pedro Guimarães sublinhou que “são uma necessidade urgente tanto na Igreja quanto na sociedade” para “proclamar de maneira renovada a mensagem eterna de Jesus Cristo”.

“Acredito que é fundamental que as comunidades cristãs redescubram a importância de serem missionárias: ser batizado é ser missionário”, afirmou o provincial (visitador) da Congregação da Missão em Portugal.

A Peregrinação da Família Vicentina a Fátima ocorreu no dia 4 de outubro, com o tema

“Peregrinos de Esperança: uma família que peregrina unida”; após o projeto vicentino, D. Manuel Clemente celebrou a Missa e, à tarde, houve a apresentação da peça teatral “Pier Giorgio Frassati”, seguida de uma mesa-redonda com todos os ramos da Família Vicentina.

PR

Logo (3)

Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.

© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados

radiocMadeira.pt
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.