
O Papa Leão XIV anunciou planos para mais viagens após o término do Jubileu, com visitas programadas a santuários marianos e à América Latina
Roma, 18 de novembro de 2025 (Ecclesia) – O Sumo Pontífice revelou hoje sua intenção de visitar Fátima após a conclusão do Jubileu atual (6 de janeiro de 2026), incluindo paradas em santuários marianos e na América Latina.
“A Fátima, a todos os lugares. Tenho um grande apreço por viagens. O desafio é organizar tudo, dado os meus compromissos. Mas sim, a Fátima, Guadalupe também, no México, assim como o Uruguai, a Argentina, que estão na lista, e o Peru, é claro, entre outros”, disse o Papa Leão XIV em espanhol, respondendo a perguntas de jornalistas ao sair da residência papal em Castel Gandolfo.
Faltando pouco mais de uma semana até sua primeira viagem como pontífice, com direções para a Turquia e o Líbano, o Papa foi questionado sobre um possível retorno ao Peru, onde atuou como missionário e bispo por mais de 20 anos, antes de ser elevado a cardeal e, posteriormente, escolhido como successor de Francisco.
“Boa pergunta. Durante este ano do Jubileu, seguimos vivendo a rotina cotidiana e, no próximo ano, começaremos a planejar aos poucos”, explicou, mencionando que “naturalmente” desejaria voltar à América Latina em 2026.
No dia 11 de outubro, o Papa apresentou uma Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima, colocando-a junto à imagem venerada na Capelinha das Aparições, durante sua visita ao Vaticano para o Jubileu da Espiritualidade Mariana.
Este gesto ocorreu no início de uma vigília de oração pela paz, realizada na Praça de São Pedro, com a presença de milhares de peregrinos de diversas nacionalidades.
Dessa forma, Leão XIV se tornou o quarto papa a realizar esse ato de homenagem a Nossa Senhora de Fátima.
Em maio de 2017, Francisco também entregou pessoalmente uma Rosa de Ouro ao Santuário de Fátima, na Capelinha, em celebração ao centenário das aparições.
Bento XVI foi o primeiro a conceder essa honraria pessoalmente, durante uma oração na Cova da Iria em 12 de maio de 2010, como uma “homenagem de gratidão” a Nossa Senhora de Fátima.
Mais cedo, o Papa Paulo VI tinha sido o responsável pela primeira entrega da Rosa de Ouro para o Santuário de Fátima em 21 de novembro de 1964, ao final da terceira sessão do Concílio Vaticano II, cujo aniversário de abertura é comemorado hoje.
Esse reconhecimento foi oficialmente entregue em 13 de maio de 1965 pelo cardeal Fernando Cento, na qualidade de legado pontifício.
São João Paulo II, que visitou o Santuário de Fátima em três ocasiões (1982, 1991, 2000), fez a doação da bala que o atingiu durante o atentado de 13 de maio de 1981 na Praça de São Pedro, ferindo-o seriamente; a bala foi posteriormente colocada na coroa da Imagem da Capelinha das Aparições.
OC
Vaticano: Papa rezou pela paz, diante da Imagem de Nossa Senhora de Fátima
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados