
O Arcebispo Filippo Iannone, que até o momento ocupava a posição de prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos, passa a exercer uma função similar à de Leão XIV antes de sua ascensão como Papa.
Cidade do Vaticano, 26 de setembro de 2025 (Ecclesia) – O Papa anunciou hoje a nomeação de D. Filippo Iannone, até então prefeito do Dicastério para os Textos Legislativos, como o novo líder do Dicastério para os Bispos, um cargo que foi ocupado por Leão XIV antes de ele se tornar pontífice.
Essa é a primeira designação de um chefe de Dicastério na Cúria Romana durante este pontificado.
O arcebispo italiano D. Filippo Iannone, membro da ordem carmelita, assumirá suas novas funções a partir de 15 de outubro, além de presidir a Comissão Pontifícia para a América Latina.
Hoje, um comunicado da sala de imprensa da Santa Sé confirmou também a reeleição do brasileiro D. Ilson de Jesus Montanari como secretário do Dicastério para os Bispos por mais cinco anos.
O Dicastério para os Bispos é responsável pela “constituição e nomeação das Igrejas particulares e pelo exercício do múnus episcopal na Igreja latina”, o que inclui a seleção de líderes para diversas dioceses.
OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados