O Papa Leão XIV enviou uma mensagem para a conferência internacional em andamento no Bangladesh
Cidade do Vaticano, 09 de setembro de 2025 (Ecclesia) – O Papa fez um apelo hoje por uma colaboração entre líderes religiosos na luta contra o ódio e os preconceitos, enviando uma mensagem aos participantes de uma conferência internacional que está ocorrendo no Bangladesh.
“Temos ciência, através de momentos dolorosos da nossa história, que a negligência da cultura da harmonia permite que ervas daninhas cerquem a paz. As desconfianças se aprofundam; os estereótipos se tornam rígidos; os extremistas aproveitam os temores para provocar divisões”, escreveu Leão XIV.
O comunicado, divulgado pelo Vaticano, foi lido durante o encontro inter-religioso intitulado ‘Fomentando uma Cultura de Harmonia’, organizado pela Nunciatura Apostólica e pela Conferência Episcopal do Bangladesh.
“Juntos, como parceiros no diálogo entre religiões, somos como jardineiros que cuidam deste campo de fraternidade, auxiliando na manutenção de um diálogo fértil e na remoção das ervas daninhas do preconceito”, enfatizou o Papa.
O evento conta com a presença do cardeal Koovakad, chefe do Dicastério para o Diálogo Inter-Religioso da Santa Sé.
Leão XIV destacou a importância de uma paz que seja “desarmada e atrativa, humilde e perseverante, sempre em busca da caridade, especialmente junto aos que sofrem”, elogiando os organizadores por terem escolhido um tema que reflete “o espírito de acolhimento fraterno que os indivíduos de boa vontade tentam cultivar com os seguidores de outras tradições religiosas”.
“Como uma única família, compartilhamos a oportunidade e a responsabilidade de continuar promovendo uma cultura de harmonia e paz”, acrescentou.
“Onde outros semearam desconfiança, optamos pela confiança; onde outros poderiam alimentar o medo, buscamos a compreensão; onde outros percebem as diferenças como barreiras, nós as reconhecemos como oportunidades de enriquecimento mútuo.”
A mensagem faz referência a incidentes recentes na história do Bangladesh, onde pessoas de diferentes religiões se uniram para colaborar e orar em meio a calamidades e tragédias.
“Quando nosso diálogo se traduz em ações concretas, uma mensagem poderosa ecoa: a paz, não o conflito, é nosso maior desejo, e construir isso é uma tarefa que realizamos juntos”, concluiu.
OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados