
O Papa Leão XIV expressa preocupações sobre as políticas migratórias do governo Trump nos Estados Unidos, além de enfatizar a situação dos cristãos na Nigéria
Roma, 18 de novembro de 2025 (Ecclesia) – Hoje, o Pontífice fez um apelo por um cessar-fogo na Ucrânia para facilitar o início de diálogos de paz, também criticando as ações da administração Trump em relação aos migrantes nos EUA.
“Se não houver um cessar-fogo, se [Ucrânia e Rússia] não encontrarem um caminho para dialogar e resolver essa crise, infelizmente, as mortes ocorrerão diariamente,” alertou Leão XIV, conversando com jornalistas na saída da residência papal em Castel Gandolfo, nos arredores de Roma.
“É vital focar na paz, começando por esse cessar-fogo e depois buscar a conversa,” acrescentou.
O Papa foi inquirido sobre um possível plano de paz que inclua a devolução dos territórios ocupados pelos russos, indicando que essa escolha cabe aos ucranianos.
“A Constituição da Ucrânia é clara a esse respeito,” especificou.
Leão XIV também mencionou a recente manifestação dos bispos dos Estados Unidos sobre as políticas da administração Trump relacionadas aos migrantes.
“Já me pronunciei sobre isso e aprecio muito o que os bispos expressaram. Considero essa declaração extremamente significativa. Convido todos os católicos, assim como as pessoas de boa vontade, a ouvir atentamente,” comentou o líder religioso.
“Devemos buscar formas de tratar as pessoas humanamente, com a dignidade que merecem. Se indivíduos estão nos Estados Unidos ilegalmente, existem maneiras apropriadas de tratar essa situação, com juízes e um sistema judicial eficaz.”
O Papa mencionou que o atual sistema nos Estados Unidos enfrenta “numerosos desafios”.
“Ninguém afirmou que os Estados Unidos devem ter fronteiras abertas. Considero que cada nação tem o direito de decidir quem, quando e de que maneira entra, mas quando pessoas viveram de maneira digna – muitas delas por 10, 15, 20 anos – e são tratadas de forma extremamente desrespeitosa, é inaceitável… e infelizmente, houve violência,” alertou.
Leão XIV reiterou seus apelos do último domingo, durante a oração do ângelus, abordando a crescente onda de ódio e violência na Nigéria.
“Acredito que em certas regiões da Nigéria, há um perigo real não apenas para os cristãos, mas para todos; tanto cristãos quanto muçulmanos têm sido assassinados. Trata-se de uma questão relacionada ao terrorismo, à economia e ao controle de terras,” destacou.
<p“Infelizmente, muitos cristãos já perderam a vida,” continuou o Papa, pedindo ações políticas “para promover a liberdade religiosa e o respeito por todos os povos.”
O Papa também comentou a audiência que teve com a Conferência Episcopal Espanhola na segunda-feira, especificamente sobre o caso do bispo de Cádis e Ceuta, Rafael Zornoza, acusado de abuso sexual na década de 1990.
“Cada caso deve seguir protocolos bem definidos,” afirmou.
O Vaticano iniciou uma investigação relativa ao bispo espanhol após receber uma denúncia de que ele teria cometido abuso sexual contra um menor quando era sacerdote em Getafe e dirigia o seminário diocesano.
Leão XIV salientou que “o próprio bispo teve que se justificar e mantém sua inocência.”
“A investigação foi aberta e, portanto, devemos permitir que ela prossiga. Dependendo dos resultados, haverá consequências,” admitiu.
O Papa ainda deixou uma mensagem às vítimas de abusos.
“Em primeiro lugar, espero que encontrem um espaço seguro para se expressar e apresentar suas histórias. É essencial respeitar os processos, que exigem tempo; já discutimos a necessidade de seguir os passos estabelecidos pela justiça, neste caso, da Igreja,” concluiu.
Os repórteres também quiseram saber como o Papa aproveita seu tempo de folga semanal em Castel Gandolfo.
“Um pouco de esportes, um pouco de leitura, um pouco de trabalho. Todos os dias, há correspondência, telefonemas e questões que podem ser mais importantes e urgentes. Um pouco de tênis, um pouco de piscina,” relatou.
Leão XIV destacou a importância de “praticar alguma atividade que beneficie tanto o corpo quanto a alma.”
OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados