
«A missão representa o maior desafio que enfrentamos», declara o padre José Rebelo
Lisboa, 19 de setembro de 2025 (Ecclesia) – As Obras Missionárias Pontifícias (OMP) de Portugal organizarão suas jornadas de 2025, com a temática central ‘Sinodalidade e Missão’, inseridas no processo sinodal da Igreja Católica, neste sábado e domingo, dias 20 e 21 de setembro, em Fátima.
“A Igreja está trilhando um caminho sinodal e almejamos aprofundar a interligação entre sinodalidade e missão, buscando entender como a sinodalidade nos conduz à missão. Temos refletido sobre sinodalidade, participação, comunhão e missão, mas, talvez, o aspecto mais negligenciado seja a missão; portanto, a participação está a serviço da missão”, afirmou o diretor das OMP Portugal em entrevista à Agência ECCLESIA na sexta-feira.
O padre José Rebelo esclarece que a missão também é sinodal, “pois Jesus convoca a missão a todos, não a uma única pessoa”, e exemplifica que “São Paulo não evangeliza sozinho”, mas com um grupo, onde “sempre surgem colaboradores que o apoiam nessa missão”: “A missão é plural, é um ‘nós’, somos nós que saímos juntos”.
Missionário Comboniano desde 1982, o entrevistado acumulou experiências em países africanos e asiáticos, além de Portugal, e ao recordar realidades como Moçambique, “com muitos catequistas e colaboradores que faziam a missão acontecer”, enfatizou que “é essencial” envolver as pessoas nos projetos e na missão.
“O fundamental é tentar engajar as pessoas na reflexão, na elaboração e, posteriormente, na execução da missão. Porque a ampla participação, especialmente do público feminino, pode oferecer soluções que não consideraríamos; é nesse encontro de discernimento que abrange todos – não apenas a hierarquia ou alguns líderes – que as propostas podem se transformar significativamente”, detalhou o padre José Rebelo.
As Jornadas Missionárias constituem “uma oferta de formação contínua, de crescimento”, e o diretor das OMP – Portugal destaca que “todos” precisam ser inspirados: “Eu sou missionário, mas outros que atuam em diferentes áreas, todos precisamos nos auxiliar mutuamente a sermos os melhores discípulos de Jesus”.
“Esperamos que a Semana de Missiologia e as Jornadas Missionárias sejam abraçadas pela Igreja, pelas dioceses e paróquias, assim como estas se preocupam em ter pessoas preparadas para a liturgia ou catequese; a missão é o maior desafio que enfrentamos.”
Com o tema ‘sinodalidade e missão’, o encontro anual das Obras Missionárias Pontifícias – Portugal ocorrerá neste sábado e domingo, dias 20 e 21 de setembro, no auditório das Irmãs Concepcionistas ao Serviço dos Pobres, em Fátima.
No programa das Jornadas Missionárias 2025 estão previstas quatro reflexões, trabalhos em grupo e partilhas em plenário, testemunhos de voluntariado missionário ao redor do mundo, oração e celebração. O padre José Rebelo explica que o evento iniciará com a leitura bíblica sobre o que “representa a sinodalidade e a missão, nos Atos dos Apóstolos e nos Evangelhos”, e avançará para “a reflexão teológica sobre o que implica a missão e a sinodalidade”.
O missionário Comboniano também comentará os três textos bíblicos que serão lidos nas missas deste domingo (21 de setembro) nas comunidades católicas, no Programa ECCLESIA da sexta-feira, na RTP2.
Sobre o Evangelho, o padre José Rebelo observa que “é interessante, porque não diz que não se pode servir a Deus e ao diabo, mas sim ‘não podeis servir a Deus e ao dinheiro’”, ressaltando o “poder que o dinheiro exerce de alguma forma” para alterar as pessoas, criando “ganância, egoísmo e dificultando a sensibilidade às necessidades dos outros”.
“É um desafio instigante, pois o dinheiro possui a capacidade de gerar lealdades e nos impedir de reconhecer as carências alheias, nos enclausurando em nós mesmos”, acrescentou.
O segundo e último dia das Jornadas Missionárias 2025 será encerrado com a celebração da Eucaristia, às 11h00, no Santuário de Fátima, após a reflexão ‘formar um povo de discípulos missionários’, apresentada pela irmã Maria de Fátima Magalhães (Teresiana).
A Igreja Católica observa o Dia Mundial das Missões no terceiro domingo do mês de outubro; neste ano, será no dia 19, com a mensagem elaborada pelo Papa Francisco, com o tema ‘Missionários de esperança entre os povos’, no contexto do Jubileu 2025.
PR/CB/OC
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados