
O Patriarca de Lisboa foi o anfitrião da cerimônia de reinauguração do Refeitório Rosália Rendu, das Irmãs Vicentinas, que serve aproximadamente 200 refeições diariamente
Lisboa, 22 de novembro de 2025 (Ecclesia) – As Irmãs Vicentinas realizaram a inauguração do Refeitório Rosália Rendu em uma cerimônia presidida pelo Patriarca de Lisboa nesta sexta-feira, aumentando sua capacidade de atender aqueles que buscam uma refeição quente, serviços de higiene pessoal e também aqueles que anseiam por “afeto”.
“Na cidade, há muita carência de pão, mas também existe uma grande necessidade de carinho, de atenção, de compreensão, tudo que é essencial para a afetividade, para o acolhimento, para que as pessoas se sintam dignas e respeitadas”, comentou à Agência ECCLESIA a Irmã Alzira Santos, que é responsável pelo Refeitório Rosália Rendu.
Localizado em Lisboa, próximo à sede provincial das Irmãs Vicentinas, o Refeitório Rosália Rendu tem oferecido alimentos a quem precisa há 20 anos. Durante a pandemia, suspendemos o serviço de refeições quentes no local devido ao aumento da demanda, fazendo a distribuição de segunda a sexta-feira para os beneficiários e suas famílias.
Com a nova reforma, será possível atender 50 usuários do refeitório social, distribuindo cerca de 200 refeições de segunda a quinta-feira e 300 na sexta-feira, além de oferecer serviços de lavanderia e higiene pessoal.
A Irmã Alzira Santos enfatizou que é fundamental que as pessoas “se sintam à vontade” no novo espaço para receber sua refeição quente e para “compartilhar a presença dos outros”, sejam eles beneficiários ou voluntários, acreditando que isso fomentará “oportunidades de ajuda mútua”.
Isabel Antunes, coordenadora dos voluntários do Refeitório Rosália Rendu, ressaltou que “muitos dependem deste local para manter sua dignidade”, já que, em muitos casos, é a “única refeição que farão à mesa” diariamente.
“Este espaço possibilitará que pessoas em situação de rua possam tomar banho e lavar suas roupas, um serviço que foi interrompido há anos. Com a pandemia, triplicamos o número de atendidos e, portanto, perdemos capacidade de acolher a todos. Realmente, este é um avanço significativo para recebê-los da melhor forma possível”, afirmou a voluntária.
Isabel também destacou que “mais importante do que a comida” que é fornecida a cada usuário “é o acolhimento que proporcionamos aqui”, enfatizando que o amor trocado “faz toda a diferença nesse ambiente”.
Tanto os voluntários quanto as irmãs têm a habilidade de acolher essas pessoas com dignidade e amor, que muitas vezes não encontram fora. Assim, a humanização deste espaço é um passo fundamental”.
Os alimentos oferecidos no Refeitório Rosália Rendu e distribuídos aos beneficiários vêm da generosidade das Irmãs Vicentinas, que são a principal fonte desta casa, bem como das doações de um grande número de benfeitores que entregam excedentes, sejam de produções diárias ou de eventos sociais, recolhidos por um grupo de voluntários.
A cerimônia de reinauguração do Refeitório Rosália Rendu, após as obras de reforma e ampliação, foi liderada pelo Patriarca de Lisboa, que declarou à Agência ECCLESIA que se trata de uma iniciativa “profética”, resultado de “muitas doações” que permitem múltiplas respostas às necessidades de quem se abriga nas ruas.
Além de agir como refeitório, este espaço oferece alimentação, condições de higiene e muitos outros serviços: conta com voluntários prontos para escutar, acolher e entender as histórias de todos que buscam ajuda aqui”.
D. Rui Valério observou a importância de estar atento às necessidades de “responder a emergências sociais”, enfatizando a relevância de haver “uma estrutura de ação que não só atenda a urgências”, mas que também valorize “o ser humano” e a “cooperação” entre as pessoas, em um contexto de crescente mobilidade internacional.
“Estamos em um momento que não deve acentuar polarizações ou divergências. Precisamos redescobrir o valor da cooperação, do consenso, de unir esforços. Esse é o verdadeiro caminho”, afirmou.
O refeitório social administrado pelas Irmãs Vicentinas em Lisboa homenageia Rosália Rendu, uma Filha da Caridade de São Vicente de Paulo que se destacou pela sua dedicação aos menos privilegiados na França, sendo beatificada pelo Papa João Paulo II em 9 de novembro de 2003.
PR
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados