
A homilia de D. Manuel Linda foi uma mensagem ao Menino Jesus
Porto, 26 de dezembro de 2025 – O bispo do Porto ressaltou que no “presépio, de certa forma, está refletida a vida do mundo” durante sua homilia na Missa do Dia de Natal, onde destacou a necessidade de carinho nas pessoas que carecem de “muita ternura”.
“Precisamos realmente de ternura. Somos extremamente necessitados! Estamos constantemente agitados, em busca de algo que nem conseguimos identificar. Porém, no fundo dos nossos anseios, o que desejamos é carinho. Nós e a sociedade como um todo”, declarou D. Manuel Linda, na Sé, conforme citado pelo jornal diocesano ‘Voz Portucalense’.
“Precisamos de mãos que acolham, sorrisos inesquecíveis, carícias marcantes, palavras afetuosas, beijos entre casais, olhares que conectem com os olhares dos outros, flores em vez de palavras vazias, melodias que toquem o coração, convites para passeios, refeições partilhadas, e esquecer um pouco as redes sociais para ouvir as vozes de quem está ao nosso redor.”
De acordo com o bispo do Porto, é fundamental ter “menos tempo de tela” e mais momentos de convivência com os outros e com a natureza: “Nós precisamos desesperadamente disso: de ternura”.
Na homilia, em formato de carta ao Menino Jesus, D. Manuel Linda expressou que sentem “um imenso amor” por ele, quem se fez “tão próximo” que nasceu “numa casa sem portas”, para poder contemplar e ouvir o seu “ser de amor”: “Brincaste conosco, riste ao nosso lado, choraste entre nós, caminhamos juntos, partilhaste de nossas refeições, morreste como nós, e ressuscitaste para que possamos ressuscitar, prometendo-nos a vida plena porque desejas estar sempre conosco e que estejamos contigo”.
“Adoramos o presépio onde os galos cantam, as lavadeiras trabalham, os agricultores se esforçam, as águas límpidas fluem, as azenhas giram, os fornos para o pão ardem, os animais são gentis, os pastores e magos se sentem atraídos por ti, a Virgem Maria e São José compartilham um encanto fascinante, e o teu sorriso é de tal modo irresistível que não conseguimos desviar o olhar. Porque é um sorriso repleto de ternura”, acrescentou.

D. Manuel Linda mencionou ao Menino Jesus que no presépio, “de certa forma, está refletida a vida do mundo”, e é a este mundo, “com suas alegrias e esperanças, dores e angústias”, que pretendem “trazer a ternura” que Jesus oferece, começando pela família e, em seguida, “expandindo essa ternura para as relações sociais”, nos contextos de trabalho e nas empresas, entre conhecidos e migrantes, “com as crianças e os solitários, com os doentes e seus cuidadores, com os idosos e aqueles que lhes fazem companhia”.
“Almejamos provocar uma verdadeira revolução da ternura que resolva os conflitos através do diálogo e da inteligência, e que nunca mais se pense na guerra e nas armas”, concluiu D. Manuel Linda em sua homilia do Dia de Natal, conforme mencionado pelo jornal diocesano ‘Voz Portucalense’.
CB
Todas as manchetes e destaques do dia do radiocMadeira.pt, entregues diretamente para você. Change the color of the background to the green indicated previously and make it occupy all the screen widely.
© 2025 radiocmadeira. Todos os direitos reservados